Total de visualizações de página

domingo, 21 de abril de 2024

A natureza da mordida - Carla Madeira

@livrosepaixoes_
💙 A natureza da mordida não é um livro fácil...

Ah, quanta dor eu senti lendo esse livro! Conhecia a escrita da Carla Madeira por Tudo é rio, que para mim foi uma relação de 99% amor e 1% ódio, mas que me cativou muito, fiquei encantada pela forma que a Carla escreve.

Já na minha segunda experiência com ela, senti um pouco menos do "encanto" com a construção da narrativa, mas não posso negar sua beleza também.

Biá e Olivia se conhecem em um sebo, ambas em fases extremamente difíceis de suas vidas. Biá é psicanalista aposentada, Olivia, jornalista.

Em seus encontros de domingo naquela mesma mesa, vamos conhecendo o passado profundo das duas mulheres, cada uma mostrando aos poucos seus traumas e fragilidades.

Me abalou muito encontrar temas que foram gatilhos para mim durante a leitura, e acho que esse foi o principal ponto para eu "desgostar" da história. Talvez por ter me tocado de forma tão intensa, ter machucado tanto, acabei não gostando tanto da experiência.

E aí vem a questão que é tão polêmica: sinto que os livros com temas mais sensíveis deveriam vir com um aviso de possíveis gatilhos, mas ao mesmo tempo entendo que isso é relativo e algo que para uma pessoa pode passar despercebido pode ser tenso para outra.

Se eu tivesse lido o livro em outro momento, talvez não saísse tão abalada. Se soubesse de alguns temas que ele aborda, talvez não tivesse lido.

Mas ainda assim fico feliz por termos lido juntos mais um livro nacional, e não é que eu não tenha gostado, mas ele jogou sal na minha ferida com força.

Depois dessa, desejei uma leitura mais leve para a próxima LC hahaha.

E esses foram os trechos destacados pelo melhor grupo de LC desse Brasil:

💙 "É no corpo que ficamos, a razão faz as malas com facilidade." (Biá) - Gus

💙 "É ilusão achar que o amor suporta qualquer quantidade de caos." - Lari

💙 "Nunca usei um vestido vermelho. Como deixei isso acontecer? Toda mulher deveria usar um vestido vermelho pelo menos uma vez na vida, e festejar seu sangue, primeiro alimento da humanidade." - Adriana

💙 "Lembrei-me de que chorar e rir ao mesmo tempo… às vezes acontece comigo. Subitamente, avisto pequenas ilhas de alegria num mar de dor." - May

Nenhum comentário:

Postar um comentário