Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Tudo é rio - Carla Madeira

⚠️ A única forma de começar esse post é avisando: este livro tem INÚMEROS gatilhos!

@livrosepaixoes_

Acho importante trazer esse alerta antes de falar de Tudo é rio, porque definitivamente não é um livro fácil. Vejo falar sobre ele e vejo as polêmicas envolvendo o livro há um bom tempo, e finalmente consegui ler para tirar as minhas próprias conclusões.

E terminei a leitura como? Não tenho conclusões! Finalizei a escuta totalmente desnorteada, em pânico, literalmente suando de nervoso. Achei que nenhum livro me abalaria tanto depois de Verity, mas esse conseguiu, e muito.

Uma coisa não posso negar: a escrita de Carla Madeira é incrível, realmente parece uma poesia em formato de prosa, suas palavras são extremamente profundas e sensíveis, o que faz com que a narrativa seja muito fluida e envolvente.

A principal polêmica dele gira em torno do perdão: é possível perdoar o imperdoável? A reflexão sobre isso me abalou bastante. Até o último capítulo eu tinha certeza que daria 5 estrelas e favoritaria o livro, mas foi ali no final que tudo desmoronou. Não é uma história bonita. Não é uma história romântica. É uma história absurdamente triste, com um final difícil de digerir.

Infelizmente, Carla conta uma história que é real para inúmeras mulheres, e o final nos destrói porque queremos um cenário diferente. Na minha opinião, faltou conscientização sobre isso no livro, terminei esperando mais alguma palavra da autora, algum acalento, mas foi isso: uma realidade dura, que machuca e gera negação, mas que está ali imutável e só nos resta o amargor. Discordo da ideia de "Tudo de ajeita", porque o trauma continua ali, e algumas coisas não podem ser esquecidas.

Sem dúvidas um livro para refletir muitooooo.

Qual é a sua visão sobre ele? Quero muito saber! 🏞🥹

Nenhum comentário:

Postar um comentário