Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Mulheres, Raça e Classe - Angela Davis

❤ Você conhece Angela Davis?

@livrosepaixoes_
Publicado pela primeira vez em 1981, o livro “Mulheres, Raça e Classe”, já se tornou um clássico poderoso, uma vez que é cada vez mais é importante que seja traçado um panorama histórico e crítico a respeito do que cerca lutas que sofrem apagamentos, ataques infundados e ameaças por questionarem um sistema que muitas vezes exerce poder sobre a sociedade.

A autora, Angela Yvonne Davis, de 77 anos, que é também “professora e filósofa socialista estadunidense que alcançou notoriedade mundial na década de 1970 como integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos, dos Panteras Negras, por sua militância pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos.”, desperta muito interesse por ter propriedade, vivência e estudo para falar sobre questões como a luta anticapitalista, a luta feminista, a luta antirracista e a luta antiescravagista, uma vez que é uma mulher negra nascida em um dos estados mais racistas do sul dos Estados Unidos e que desde cedo precisou conviver e lutar com essa dura realidade.

Sua obra é marcada por um pensamento que busca romper com as desigualdades sociais, e é fundamental para a compreensão de como se dão as mais diferentes opressões ao mostrar a importância de não haver uma hierarquia entre as discussões a respeito de raça, classe e gênero, já que, na verdade, elas estão interligadas.

Mesmo tendo sido escrito na década de noventa, o livro se atenta a questões contemporâneas ao traçar múltiplos panoramas de reflexão. Davis aborda com profundidade e sensibilidade retratos de uma sociedade complexa, realçando as crueldades do período escravagista e de um mundo machista e desigual, reforçando, assim, a importância da constante luta pelos direitos das minorias.

📚 Li essa obra no para a faculdade e sem dúvidas vou levar todos os aprendizados para a vida. Vale a pena conhecer Angela Davis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário