Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

São Bernardo - Graciliano Ramos

@livrosepaixoes_
 📚 Você conhece Graciliano Ramos?

🧡 S. Bernardo, lançado no ano de 1934, um ano após a publicação de Caetés, é o segundo romance de Graciliano Ramos, que foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX. Considerado pela crítica como a mais importante obra de ficção do movimento modernista envolvendo o regime fundiário e os conflitos sociais no nordeste brasileiro, o livro apresenta uma linguagem despojada e desambiciosa ao contar uma história que se passa na década de trinta, e tem como narrador Paulo Honório, um homem de cinquenta anos que tenta revisitar os conflitos e dramas de sua vida, que pareciam inexplicáveis até o momento em que escreve o livro.

🏠 Tudo começa quando Paulo Honório concretiza o desejo de comprar a fazenda de São Bernardo, onde trabalhara anteriormente. Suas lembranças da infância são poucas, e se recorda apenas de ter sido criado pela querida Margarida, desconhecendo, assim, sua própria origem. Em sua juventude, o narrador fora preso por quase quatro anos por esfaquear uma pessoa, e foi na cadeia que aprendeu a ler e escrever. Assim, a fim adquirir aquele bem, se sujeitou a diversas situações de risco, enfrentando conflitos gerados por cobranças de dívidas e desavenças com seus companheiros.

☀️ Quando haviam conflitos, para Paulo Honório, a violência era a resolução, e a partir de suas ameaças e trapaças, se fortaleceu como agricultor e homem influente, instalando na cidade uma escola, a fim de agradar e ter apoio do governo. Sua vida afetiva era, até então, pouco presente, até que resolve que deveria casar e "produzir" herdeiros.

🔖 Há no livro uma crítica literária e social, uma vez que choca o leitor com uma narrativa bem elaborada, mas que projeta um personagem rude, com uma linguagem seca que se aproxima do homem insensível e atormentado que conta a história.

✏ Esse foi um livro que li durante o semestre para a disciplina de Literatura Brasileira II, e super recomendo! Uma leitura bem rápida e fluida que proporciona muitas reflexões sobre o sistema capitalista, patriarcalista e as consequências disso nas relações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário