Total de visualizações de página

sábado, 23 de janeiro de 2021

Belo Desatre - Jaime McGUIRE

 Seja bem-vind@ ao primeiro #TBB desse blog!

@livrosepaixoes_

Recentemente tive a ideia de criar um quadro para trazer livros que li antes de 2015, ano que criei esse IG, e uma amiga queridíssima, @iza_nazario, sugeriu esse nome que AMEI.

O famoso #TBT é usado às quintas-feiras para a postagem de fotos antigas, um momento nostalgia geral! A partir dele, surge então o nosso TBB = throwback books, ou seja, um regresso aos livros que li quando era mais nova. Gostou? 😝

E o primeiro livro escolhido não poderia ser outro, já que ele envolve uma questão muito séria e que acredito que deva ser mais discutida.

Belo Desastre, publicado em 2011, conta a história de Abby Abernathy, apresentada como uma boa garota, e Travis Maddox, o badboy que ela conhece na nova faculdade.

Li esse livro com 13 anos, então não lembro mais dos detalhes. Mas fato é que: na época, ele se tornou o meu *favorito*. Devorei ele e sua continuação - Desastre Iminente - pela telinha do celular em poucos dias, e lembro que com todas as pessoas que conversei, a situação era semelhante: sonhávamos em ter um Travis Maddox em nossas vidas.

Só depois alguns anos e algumas resenhas lidas, comecei a repensar as atitudes do protagonista e percebi que, na verdade, Travis não era o namorado perfeito, e suas atitudes impulsivas e violentas, suas crises de ciúmes e de superproteção NÃO podem ser ignoradas, não devem ser romantizadas depois de ele ser magicamente transformado em um príncipe encantado por causa de seu amor pela Abby.

Quando comecei a relembrar algumas cenas da história, me senti mal por não ter chegado a essa conclusão antes, mas, apesar de notar alguns comportamentos exagerados do Travis, com aquela idade eu não percebia o quão isso era problemático, que ele não iria mudar da noite pro dia, que não, nós não gostaríamos de estar no lugar de Abby.

Hoje entendo a importância de conscientização sobre o relacionamento abusivo, porque ele realmente pode vir disfarçado de preocupação e cuidado e acabar sendo destruidor. Pensei em reler o livro para analisar melhor os acontecimentos, mas só de ler as críticas, sinto que não me faria bem.

E você? Já leu esse livro ou algum outro que percebeu ser problemático?

Nenhum comentário:

Postar um comentário