Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de abril de 2020

O Andarilho das Estrelas - Jack London

Jack London - nascido em 1876 e morto em 1916 - foi o escritor americano mais conhecido na Europa, e tem seus livros reeditados até hoje, em diversos idiomas.

Em sua obra O Andarilho das Estrelas, temos como protagonista o personagem Darrell Standing, um professor de Agronomia condenado à prisão perpétua por matar um colega, e, posteriormente, à pena de morte por agredir um guarda do local.

Darrell é alvo de uma cilada criada por um presidiário, e isso faz o diretor da cadeia perder a paciência, torturando-o até o limite a fim de tirar dele uma confissão de algo que nem mesmo existia.

Ao cumprir 5 anos na solitária, Darrell percebe que companheiros de celas próximas se comunicam através de batidas na parede. Assim, ele se dedica a aprender aquela nova linguagem e faz dois amigos, mesmo sem contato visual algum.

Ao perceber a fraqueza em que o homem se encontrava, sendo mantido por dias a fio na camisa de força, um de seus colegas o ensina um método de fugir da dor física, sendo transportado para uma outra dimensão, e é assim que Darrell inicia sua jornada de uma vida que transpassa. Através desse método, Jack London expõe a ideia da eternidade do espírito, pois o personagem, ao entrar em seu transe, conhece várias de suas versões passadas.

Inspirado pelo relato verídico de um ex-detento da penitenciária de San Quentin, o livro é escrito como um manuscrito de um homem que está preso há oito anos, prestes a morrer enforcado, e expõe uma forte crítica ao sistema penitenciário e à ideia de que a matéria e o espírito estejam ligados.

Depois de muito ser torturado - chegando a pesar 35 quilos -  e viajar por suas vidas antepassadas, o protagonista não se rende às tentativas de manipulação do diretor, pois acredita que aquele corpo nada significa. O que importa é algo que ninguém poderia tirar dele: um espírito carregado de vivências, e que continuaria formando novas identidades dali em diante.

O livro nos faz refletir muito a respeito da liberdade, do controle da mente e vidas passadas. Uma história intensa e que provoca muitos questionamentos. Recomendo muito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário