Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

O Morro Dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

Não, eu não sabia que esse é um clássico da Literatura Inglesa. Não, eu também nunca li Crepúsculo.

Mass, felizmente, eu tenho vocês, pra me indicar e insistir que eu leia determinado livro (Harry Potter agradece a insistência hahah).

Bem, esse foi o livro mais votado para a nossa segunda Leitura Compartilhada, e eu não esperava que ele fosse vencer! Um livro que eu não conhecia até então, e que foi apedrejado por muitos nas minhas mensagens. Mas foi também o mais popular, e aclamado por várias pessoas.

Desde que li um resuminho, para ter ideia do que esperar, achei um tanto quanto intrigante. Eu mal sabia o que estava por vir. Já no epílogo, fui avisada pela irmã da autora, que dizia que o livro apresentava uma linguagem rústica mesmo para a época em que foi lançado (1847)!

Sim, o livro é bem antigo, mas não é à toa que continua popoular até hoje. É uma das histórias mais peculiares que já li! Retratando uma família extremamente problemática, Emily Brontë aborda questões psicológicas e sociais pesadas. Sua maneira de escrever é muito única, e rola uma tensão (e uma raiva muito grande) durante praticamente todo o enredo.

Durante uma viagem, Mr. Earnshaw decide levar para a casa um garoto que encontrara em situação de miséria. O que não esperava é que fesse recebido com tanta hostilidade, e que os problemas familiares estavam apenas começando. Heathcliff e seu novo irmão, Hindley, não se dão nada bem, e, já com a irmã de consideração, é desenvolvida uma relação de obsessão e ciúme doentio.

Os personagens mostram conflitos psicológicos extremamente difíceis, e muitas vezes é agonizante ver a romantização disso na história. Gosto de pensar nela como um aprendizado, conheci uma escrita muito inusitada, uma história muito diferenciada e pude compartilhar todos esses sentimentos com os leitores que toparam embarcar nessa aventura!

Foi incrível poder compartilhar as ideias, a raiva e a tristeza provocadas pela história. Foi essencial ter com quem conversar, e também tirar dúvidas (a árvore genealógica da história é bem doidona hahaha).

E vocês, o que acharam desse novo desafio? Obrigada por toparem participar dessa nova missão comigo! Valeu a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário