Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de março de 2017

A importância do ato de ler para o desenvolvimento social - Redação

Acabei esquecendo de publicar antes, mas fiquei super feliz quando a primeira proposta de redação do colégio deste ano foi "A importância do ato de ler para o desenvolvimento social". Me chateou ouvir tantas pessoas reclamando da escolha do tema, o que comprova o quando a população brasileira é atrasada nessa questão. Mas, felizmente, ainda existem os que valorizam essa arte, e vou deixar pra vocês o meu texto que foi avaliado em 920 pontos, espero que gostem :)

O hábito de ler: isso muda o mundo

Sabe-se que o Brasil é um país gravemente afetado pela crise da educação, que atinge principalmente as camadas de baixa renda. Contudo, um agravante da situação consiste na precariedade da leitura realizada pela população. Trata-se de uma habilidade que deve ser mais respeitada, já que apresenta enorme influência no desenvolvimento do indivíduo.

Somando-se a isso, a prática que, além de ampliar o vocabulário, instruir e incentivar a reflexão acerca de temas importantes para a formação do cidadão, também atua na prevenção de problemas mentais. Todavia, desde a juventude, principalmente nas escolas, a leitura é vista, muitas vezes, como algo obrigatório, uma imposição que é feita sem o direito de escolha, reduzindo o número de jovens leitores.

Outrossim, ocorrem também problemas governamentais como a falta de acessibilidade, levando em conta que inúmeras cidades não possuem bibliotecas para atenderem à população. Consequentemente, aumenta o número de profissionais incapacitados de resolver desafios por não conseguirem interpretar textos simples. Por meio da leitura, o indivíduo desenvolve a criatividade, a imaginação, adquire cultura, conhecimentos e valores.

Dessa forma, é necessário que o governo invista em formas de acesso e incentivo, desenvolvendo campanhas como a "Leia para uma criança, isso muda o mundo" realizada pelo Banco Itaú, em que, ao se cadastrar, o indivíduo tem o direito de realizar, gratuitamente, o pedido de um conjunto de livros infantis. Cabe à mídia divulgar tais projetos, oferecendo instruções e demonstrando os benefícios da leitura. Por fim, é papel dos pais e das escolas oferecer obras aos alunos desde a infância, dando a elas a liberdade de escolher aquelas que mais se identificam para que, assim, comecem a enxergar a leitura como um hábito prazeroso e que gera ótimos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário