Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A pressão da escolha profissional

Chega o Ensino Médio, e junto a ele já vem a grande pressão, a preparatória para o vestibular.
Já no primeiro dia você escuta a palavra ENEM pelo menos seis vezes.
ENEM, ENEM, ENEM, você precisa se preparar para o ENEM.
  
-Que curso você vai fazer?
-Ainda não decidi.

Dizem que está tudo bem, você ainda tem três anos para pensar, logo logo decidirá.
O ano vai passando, você segue o conselho dos professores, estuda e se dedica.
Você está se preparando. Não é fácil. Aumenta a carga horária, a quantidade de disciplinas, a pressão. Mas dizem que vai valer a pena.

No segundo ano fica ainda mais puxado, cada vez mais cansativo, mas você se esforça. Vai valer a pena.

-O que você vai fazer na faculdade?
- Ainda não decidi.

Perguntam se você sabe pelo menos a área, mas você não sabe.
E é aí que começa, a expressão de dó estampada no rosto da pessoa.
Seus colegas já sabem o que querem fazer. Medicina, Engenharia, Direito. E você ainda não concluiu se é de humanas ou de exatas.
Sabe que não quer uma daquelas três opções, mas logo te dizem:

-São os cursos valorizados, só assim você vai conseguir ganhar dinheiro sem ter que se matar todos os dias.

Não concordo. Mas engulo seco e sorrio.
Penso em fazer Letras, em seguir o meu coração, fazer aquilo que gosto. Quem sabe um dia escreva um livro.

-Minha tia foi uma boba, se formou em Letras, tadinha.

Mas por que boba? Por que "tadinha"?

Nem ouso dizer o que penso, não aturo mais a cara de repreensão.

Mas a cada vez que te perguntam, dizendo ainda haver tempo para pensar, você sente a tensão gerada no ambiente, aquela pressão de você-precisa-decidir-oque-vai-fazer-da-vida.

Ainda falta um ano, mas, mesmo acreditando que seja tempo suficiente para decidir, acabo ficando ansiosa e apreensiva.
Chego em casa, ligo o computador, Guia do estudante. Vamos tentar mais uma vez.
Talvez Odontologia não seja uma ideia ruim, nunca tive problemas com dentistas.
Quem sabe  Biomedicina? Área interessante.
Engenharia Biomédica é a que mais me atrai, mas não tenho boas opções do curso na minha cidade.

A busca termina da mesma maneira de sempre. Sempre achei cursos maravilhosos, admiro os profissionais. Mas me imagino atuando? Com certeza não.

Concordo que meu tempo está acabando, que seria ideal já ter essa escolha formada ao iniciar o último ano do Ensino Médio.
Mas com todo esse julgamento baseado apenas em "profissões que dão dinheiro", eu vou contra.
Não quero escolher um curso baseando apenas no "status" que ele vai me gerar, quero fazer algo que eu ame. Que eu me identifique e acorde feliz ao saber que fiz a escolha certa. A escolha que não significa ser o caminho mais fácil, mas aquele que vou me orgulhar de traçar :)
Apenas mais um desabafo
de uma anônima nem tão anônima assim




Nenhum comentário:

Postar um comentário