Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carandiru - Drauzio Varella

E eu finalmente li um livro do Drauzio Varella!

@livrosepaixoes_

Carandiru está na minha lista de leituras desejadas há vários anos, quando um amigo me disse que era o livro favorito dele e que eu precisava ler.

Só depois de muito tempo descobri que ele era do querido Drauzio, quando comecei a ver vários pessoas postando sobre seus livros.

O empurrãozinho final que eu tive foram duas colegas de trabalho, que também elogiaram muito as obras dele, então finalmente peguei o livro para ler!

A primeira coisa que ele me lembrou foi a série Vis a Vis, uma de minhas favoritas, que gira em torno de um presídio feminino na Espanha.

Apesar de a série ser fictícia, em outro país e com personagens femininas, não pude deixar de lembrar de várias semelhanças: as brigas, falta de estrutura básica das penitenciárias e a triste realidade dos que vivem ali

Carandiru não é ficção, e passei 100% da leitura aflita com os relatos do médico que lutou para combater o HIV tão presente no local.

Drauzio conta a história de diversos detentos, e é angustiante perceber a quantidade de problemas que envolvem o ambiente.

O final do livro, que retrata o massacre de 1992, me deixou totalmente aflita e enjoada, quanta tristeza!

Apesar de ser uma leitura difícil, gostei muito de conhecer a escrita de Varella e um pouco mais de sua trajetória.

E por aí, já conhecem algum livro do médico mais querido do Brasil? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário