Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de março de 2024

Amêndoas - Won-pyung Sohn

Uma leitura cheia de lições!
@livrosepaixoes_


Para mim, Amêndoas proporcionou lições sobre o amor, a empatia, as mudanças da vida e o diferente...

Recebi indicação desse livro antes mesmo de ele ser publicado no Brasil. Na época, eu ainda não tinha lido nenhum livro sul-coreano, e a @dontgiveupkorean me contou que havia sido uma leitura muito marcante para ela.

Desde então eu carregava a vontade de ler ele também, e como sempre comento aqui, leio tudo que me indicam, mesmo que demore. Demorei tanto que, para a nossa alegria, acabou saindo a versão em português hahaha.

E que leitura! Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, que envolve a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva, o que tem um impacto direto em sua vida.

Para tentar proteger a ele e aos demais, sua mãe o ensina como deve reagir diante de cada tipo de situação, mas sua vida se transforma quando uma grande tragédia acontece e faz com que ele precise se virar sozinho a partir daí.

Eu não conhecia a alexitimia, e para mim foi uma grande imersão e reflexão aprender um pouco mais sobre ela e tentar imaginar esse cenário. O livro me surpreendeu de várias formas, já que há anos eu nem sabia muito bem o que esperar dele.

Ao terminar, não sabia muito bem o que sentir e pensar, em dúvida se aquele desfecho seria algo possível na realidade ou se era pura ficção. Pelo que pesquisei, acredito que fique em aberto mesmo, uma vez que não existem tantas conclusões sobre essa condição.

Ao longo da leitura, me lembrei diversas vezes de "Flores para Algernon", livro que amei. Acho que ambos mostram uma realidade muito particular que nos coloca para pensar e se posicionar no lugar do outro, refletindo sobre como o mundo pode ser cruel com quem é diferente e o que podemos fazer para tornar essa situação melhor.

Uma leitura super rápida que me conquistou bastante! Adoro conhecer coisas novas, e entrar no mundo de Yunjae me tirou da zona de conforto e me deixou pensando muito...

E por aí, já conhece Amêndoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário