Total de visualizaçÔes de pågina

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

đŸ€” "VocĂȘ empresta seus livros?"

Essa Ă© uma pergunta que escuto muito, principalmente quando alguĂ©m conhece minha estante fĂ­sica (o xodĂł da segunda foto đŸ„°), e a resposta Ă© sempre a mesma: sim! Desde que cuidem bem deles e me devolvam depois de ler.

NĂŁo importo de emprestar e que fiquem um tempĂŁo com meus livros, desde que a pessoa tenha pretensĂŁo de devolver em algum momento kkkk. JĂĄ aconteceu de eu emprestar pra um colega o meu querido Os MiserĂĄveis, livro que adorei e pretendia reler, e ele nunca mais tocar no assunto. JĂĄ se passaram anos e nos vimos inĂșmeras vezes, mas ele nunca mencionou o livro, que foi emprestado para que ele lesse para um trabalho de escola. Nesse caso, tenho quase certeza de que ele nem mesmo se lembra disso, nĂŁo deve ter lido e provavelmente desfez do livro... đŸ„ș

E nesse caso eu fico chateada, porque cuido muito bem de cada um dos meus volumes e também dos que pego emprestados, adoro essa troca! Jå fiquei anos com livros de amigas, e elas fizeram o mesmo, mas deixamos claro que, apesar da demora, ainda vamos ler e devolver, e nesse caso tå tudo bem.

Pra mim, o chato Ă© sĂł mesmo quando tem esse descaso e a pessoa nem lembra de ter pego emprestado. Como diz esse marcador que eu adoro, preservar o livro nĂŁo custa nada (e devolver quando ele nĂŁo Ă© seu tambĂ©m nĂŁo 😆).

TambĂ©m nĂŁo importo com o desgaste de uso. O meu "A Seleção", por exemplo, jĂĄ tem o aspecto de livro de biblioteca e eu adoro isso, quer dizer que convenci vĂĄrias pessoas a lerem um dos meus livros favoritos da adolescĂȘncia e ele passou por vĂĄrias mĂŁos. O que nĂŁo vale Ă© o descuido!

Uma dica que dou para quem pensa da mesma forma Ă© usar o campo de "emprestei" do app @skoobnews, assim vocĂȘ tem um controle de quais livros estĂŁo emprestados e pode cobrar se a pessoa nunca mais tocar no assunto (e isso eu aprendi a fazer depois de perder o meu Os MiserĂĄveis, naquela Ă©poca eu ainda ficava com vergonha de perguntar e parecer chata, mas hoje prefiro isso do que correr o risco kkkk).

📚 E por aĂ­, vocĂȘ empresta seus livros ou Ă© do time dos apegados?

💗 Incentivo muito a fazerem essa troca consiente e tambĂ©m doaçÔes daqueles que nĂŁo serĂŁo mais Ășteis, sĂŁo experiĂȘncias muito gostosas!


Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio