Total de visualizações de página

domingo, 15 de maio de 2022

Capitães da Areia - Jorge Amado

⏳️ Nossa #leituracompartilhadalivrosepaixoes do mês foi de Capitães da Areia, um nacional que emociona, envolve e coloca o leitor para refletir a partir de fortes críticas sociais desde 1937.

@livrosepaixoes_

• Descrição •

A obra retrata a vida de um grupo de menores abandonados, que crescem nas ruas da cidade de Salvador vivendo em um trapiche, roubando para sobreviver, chamados de "Capitães da Areia". O livro forma parte do movimento da Romance de 30, marcando uma mudança do modernismo da década anterior, passando de experimentação literária para um engajamento com questões sociais.

🇧🇷 Jorge Amado possibilitou um grande marco para a literatura, sendo um dos escritores brasileiros mais famosos e traduzidos. Essa obra é bastante adotada nas escolas, e foi assim que tive meu primeiro contato com a história. Eu tinha mais ou menos 14 anos e lembro o tanto que o livro me marcou, deixando cenas vívidas na minha memória até hoje. Quando ele foi escolhido para a nossa LC, foi uma oportunidade de eu relembrar os principais acontecimentos e assistir ao filme também, que recomendo muito! Ele é bastante fiel e muito bem produzido. Eu adorei e me emocionei muito (contém cenas sensíveis de violência).

🥰 Mais uma experiência enriquecedora com esse grupo super especial! Lembrando que novos integrantes são sempre bem-vindos e nossa próxima LC terá temática LGBTQIA+.

📚 "Espero que todos os outros Pedro Bala, Sem Pernas e Pirulitos por aí encontrem o bem mais precioso do mundo, que é a Liberdade." - Eve 💖

📚 "A escrita de Jorge Amado é poesia pura, é o vaivém das ondas numa tarde tranquila e quente, é o retrato da intensidade da vida, com todo seu êxtase e toda a sua desolação." - Stella

📚 "Os livros que ia empilhando num canto do trapiche, sob tijolos, para que os ratos não os roessem, lia-os todos numa ânsia que era quase febre." - frase escolhida por Natalícia

📚 "Nas ruas havia sol e luz e nas celas havia uma eterna escuridão porque ali a Liberdade era desconhecida. Liberdade." - frase escolhida por May

💛 E você, já leu Capitães ou ficou com vontade de conhecer esse famoso time?

Nenhum comentário:

Postar um comentário