Total de visualizações de página

domingo, 11 de abril de 2021

Solombra - Cecília Meireles

 🇧🇷 Você já leu algum livro da Cecília Meireles?

@livrosepaixoes_

📚 Outro dia perguntei nos stories se vocês gostavam de ver por aqui um pouco do que eu leio no curso de Letras, e a maioria votou que sim, então vamos com esse que foi minha última leitura pra disciplina de Literatura Brasileira II.

💙 Cecília Benevides de Carvalho Meireles, nascida em 7 de novembro de 1901 no Rio de Janeiro, foi jornalista, pintora, poeta, escritora e professora, além de ter ajudado a promover reformas educacionais e ter defendido a construção de bibliotecas infantis.

🥺 Apesar de muito conhecida e de ser considerada como um cânone do modernismo brasileiro, Cecília não é tão lida atualmente. A escritora, que é amplamente considerada a melhor poeta do Brasil, tem tido menor alcance e referências nos cursos de hoje, o que fez com que eu considerasse ainda mais interessante aprofundar nos estudos de sua obra, a fim de valorizar e manter vivo um rico conteúdo produzido por uma mulher brasileira.

👥 Solombra foi o último livro publicado em vida por Cecília, em 1963, e, do começo ao fim, mostra uma inquietação relacionada a temas como a morte, a dor, a solidão e a melancolia gerada por essa passagem, principalmente entre os que ficam.

💭 Essas reflexões universais permitem grandes identificações, e, apesar de não ser tão lida atualmente, Cecília permanece muito relevante por falar sobre a efemeridade e a contemplação da vida, que é seguida de tantas incertezas.

🥰 Apesar de ter uma linguagem que pode ser mais difícil pela época em que foi escrito, é um livro que provoca muitas reflexões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário