Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Pequeno Manual Antirracista - Djamila Ribeiro

 O que cada um de nós está fazendo ativamente para combater o racismo?

@livrosepaixoes_

Em seu pequeno manual, Djamila mostra a importância de não apenas nos afirmarmos como não racistas, mas de enxergarmos criticamente e contestarmos o ainda atual sistema de opressão racial.

Nesse livro breve, acessível e didático publicado pela Companhia das Letras, são explorados a importância de se informar sobre o racismo, de enxergar a negritude, de reconhecer os privilégios da branquitude, de perceber o racismo internalizado em cada um de nós e como agir para mudar essa situação.

• Você lê autores negros? Qual a proporção de pessoas negras na empresa que você trabalha, e como mudar isso? Esses são alguns questionamentos proporcionados ao longo da leitura, que acredito ser fundamental a todos, e, principalmente, aos que estão em posição de privilégio.

Uma porta de entrada para quem deseja refletir sobre as atitudes tomadas e estimular o autoconhecimento e a construção de práticas antirracistas. Um livro recheado de referências incríveis e de grandes ensinamentos.

💛 Frases/citações marcantes:

"Com o tempo, compreendi que a população negra havia sido escravizada, e não era escrava - palavra que denota que essa seria uma condição natural, ocultando que esse grupo foi colocado ali pela ação de outrem."

"O racismo é, portanto, um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato da vontade de um indivíduo. Reconhecer o caráter estrutural do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro tão grande? No entanto, não devemos nos intimidar. A prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas."

"Portanto, nunca entre em uma discussão dizendo "mas eu não sou racista". O que está em questão não é um posicionamento moral, individual, mas um problema estrutural. A questão é: o que você está fazendo ativamente para combater o racismo?"

"Não tenha medo das palavras "branco", "negro", "racismo", "racista". Dizer que determinada atitude foi racista é apenas uma forma de caracterizá-la e definir seus sentidos e implicações. A palavra não pode ser um tabu, pois o racismo está entre nós e nas pessoas que amamos - mais grave é não reconhecer e não combater a opressão." 📚💛

Nenhum comentário:

Postar um comentário