Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de junho de 2017

O Senhor Das Moscas - Um pouco sobre o livro


O Senhor das Moscas ou Lord of Flies, em inglês, é um livro de alegoria escrito por William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983. Foi publicado em 1954 e, embora não tenha sido um grande sucesso à época, com o tempo tornou-se um grande sucesso.
O título é uma referência a Belzebu, um sinônimo para o Diabo, e é geralmente lembrado como um clássico da literatura do pós-guerra.

Resultado de imagem para o senhor das moscas livroA história se inicia com a queda de um avião lotado de crianças e adolescentes que cai em uma ilha deserta. Os jovens sobrevivem e, aos poucos, vão se reunindo num grande grupo. Em assembléia, os meninos designam um líder. Longe dos códigos que regulam a sociedade dos adultos, esses jovens terão de inventar uma nova civilização, alicerçada exclusivamente nos recursos naturais da ilha e em suas próprias fantasias.
Resultado de imagem para o senhor das moscas livroPorém, Apesar dos esforços iniciais de organizar uma sociedade auto-suficiente e equilibrada, o grupo vai progressivamente cedendo à vida dos instintos, regredindo às pulsões de violência e de morte. A disputa pelo poder é um dos estopins da desordem.
A obra apresenta um tenso desenrolar a partir dos conflitos enfrentados pelos garotos, e um final assustador, perturbador. 
O pior é perceber que Golding não está tão longe da realidade em sua ficção. O Senhor das Moscas incomoda principalmente pela consciência de que ele está perto demais do alvo em sua crítica: a idéia de que a sociedade é corrupta porque sua base, a humanidade, é inerentemente má. 
Tal conclusão colocou-me a pensar durante dias, e até hoje ainda estou processando todas as loucuras apresentadas. 
Porém, trata-se de um livro INCRÍVEL, de leitura obrigatória para todos que gostam de refletir um pouquinho a respeito de nossa sociedade, absolutamente sensacional! Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário